Os sintomas podem ir e vir ou piorar em momentos ou movimentos diferentes

Os sintomas podem ir e vir ou piorar em momentos ou movimentos diferentes

Esse tipo de anticorpo está presente em até 40% das pessoas com lúpus. (3) Anticorpos antifosfolípides Esses anticorpos podem causar estreitamento dos vasos sanguíneos. Cerca de um terço das pessoas com lúpus apresentam teste positivo para anticorpos antifosfolipídeos. (3) Anticorpos anti-Smith Esses anticorpos atuam contra o RNA, ou o mensageiro que carrega as instruções do DNA, no núcleo da célula. Cerca de 1 em cada 5 pessoas com lúpus têm esses anticorpos. (4) Proteínas do complemento Essas proteínas aumentam a resposta imunológica do corpo a infecções e ajudam a protegê-lo. A inflamação que o lúpus causa pode levar a níveis baixos de complemento, motivo pelo qual seu reumatologista pode fazer testes de seus níveis para ajudar a identificar o lúpus. (3)

Outros exames médicos que ajudam os reumatologistas a diagnosticar lúpus

Outros testes para lúpus podem depender dos sintomas que os pacientes estão experimentando, diz Stuart D. Kaplan, MD, chefe de reumatologia do South Nassau Communities Hospital em Oceanside, Nova York. Por exemplo, raios-X de tórax e ecocardiogramas podem ser necessários para indicar se um paciente tem pleurite ou pericardite se os indivíduos apresentarem dor no peito ou falta de ar (ambos os sintomas indicam que essas condições podem estar acontecendo). Se os médicos suspeitarem da presença de nefrite, o paciente pode precisar de uma biópsia renal, diz ele.

Critérios de lúpus: como o reumatologista sabe que é lúpus

Você pode testar positivo para um dos sinais de lúpus ou pode notar um ou mais dos sintomas comuns. Mas como o médico determina que é para o lúpus que você deve ser tratado e não para outra doença? Os médicos podem usar os critérios estabelecidos pelo American College of Rheumatology (ACR) para ajudar a diagnosticar o lúpus, ou um sistema mais recentemente estabelecido denominado Systemic Lupus International Collaborating Clinics Criteria de Classificação para Lúpus Eritematoso Sistêmico (SLICC).

Os critérios do ACR foram atualizados mais recentemente em 1997, embora em 2019, o ACR e a Liga Europeia contra o Reumatismo tenham desenvolvido critérios de classificação atualizados para o lúpus sistêmico, destinados a serem usados ​​principalmente para fins de pesquisa e inclusão em estudos, em vez de diagnóstico. (5 PDF)

Os pacientes são diagnosticados com lúpus quando apresentam 4 dos 11 sinais ou sintomas totais, diz o Dr. Luk.  

Esses sinais e sintomas incluem: (6 PDF)

Um malar ou "borboleta" erupção nas bochechas e na ponte do nariz erupção cutânea lúpica descoide, que consiste em lesões redondas que são elevadas, vermelhas e escamosas, mas não coceira na pele fotossensível ou uma erupção que aparece ou piora após a exposição ao sol ou à luz ultravioleta Boca ou nariz feridas Dor nas articulações, inchaço e calor Pleurite ou pericarditeNefrite Distúrbios neurológicos, incluindo convulsões ou psicoses Distúrbios do sangue, como baixos níveis de hemácias, baixos níveis de glóbulos brancos ou plaquetas Um teste de anticorpo antinuclear positivo (ANA) Outros testes de anticorpos positivos, fornecendo evidências de um distúrbio autoimune

O sistema mais recente, SLICC, publicado na edição de agosto de 2012 da Arthritis and Rheumatology, (7) também pode ser uma ferramenta valiosa, diz Luk. Os critérios do SLICC incluem 17 sinais e sintomas de lúpus que os médicos avaliam, incluindo achados clínicos do histórico médico e exame físico do paciente, bem como exames laboratoriais, explica ele. Notavelmente, os critérios abordam uma gama mais ampla de distúrbios neurológicos do que o ACR.

Os critérios SLICC também afirmam que um paciente pode ser diagnosticado com lúpus quando ele ou ela tem um sintoma baseado em um achado clínico ou exame, juntamente com um achado laboratorial positivo, como um teste positivo para anticorpos, diz Luk. Os pacientes também podem ser diagnosticados se uma biópsia renal mostrar nefrite consistente com lúpus. “Às vezes vemos pacientes que não têm outros sintomas, mas têm nefrite”, diz ele.

Os critérios SLICC têm melhor desempenho do que o sistema ACR mais antigo, mas são mais complicados, observa Kaplan. E deve-se notar que nenhum dos sistemas é 100 por cento definitivo para indicar quando alguém tem lúpus e quando não tem, acrescenta o Dr. Ardoin. Ambos os sistemas foram desenvolvidos para ajudar os pesquisadores a determinar quais pacientes devem ser incluídos em ensaios clínicos de lúpus para pesquisa de lúpus, não como critérios de diagnóstico para a doença, diz Ardoin.

Recursos que amamos

Apesar do LúpusKaleidoscope Fighting LupusLupus CrazyLupus Foundation of AmericaLupus LALupus Research AllianceMayo Clinic

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo sobre artrite reumatóide!

Fontes editoriais e checagem de fatos

Testes de laboratório para lúpus. Lupus Foundation of America. 15 de julho de 2013. O que é lúpus? Lupus Foundation of America. 31 de julho de 2013. Glossário de testes de sangue. Lupus Foundation of America. 8 de julho de 2013. Exames de sangue do lúpus [PDF]. Centro de lúpus Johns Hopkins. 2019 European League Against Rheumatism / American College of Rheumatology Critérios de classificação para lúpus eritematoso sistêmico [PDF]. Artrite e Reumatologia. Setembro de 2019. 1997 Atualização dos Critérios Revisados ​​do American College of Rheumatology de 1982 para a Classificação do Lúpus Eritematoso Sistêmico [PDF]. Colégio Americano de Reumatologia. Petri M, Orbai A, Alarcón GS, et al. Derivação e validação dos critérios de classificação da Clínica Colaboradora Internacional para Lúpus Sistêmico para Lúpus Eritematoso Sistêmico. Artrite e Reumatologia. Agosto de 2012. Mostrar menos

O mais recente em lúpus

12 coisas que as pessoas com lúpus devem saber sobre a vacina COVID-19

Quando a vacina estará disponível para pessoas com lúpus, orientações sobre como adiar os medicamentos antes da vacinação e muito mais.

Por Sari Harrar 30 de abril de 2021

Novos dados revelam disparidades nas taxas de lúpus, especialmente para mulheres BIPOC

A pesquisa também indica que o lúpus deve ser classificado como uma doença rara, uma mudança que tem implicações no aprimoramento dos esforços de pesquisa.

Por Carmen Chai 26 de janeiro de 2021

Como identificar erupção cutânea de lúpus e outros sintomas cutâneos da doença

Esta doença auto-imune pode afetar sua pele, unhas e cabelo. Veja aqui o que procurar e como tratá-lo.

Por Becky Upham 24 de julho de 2020

Falando de lúpus: um glossário de termos usados ​​para descrever sintomas, complicações, testes, tratamentos e muito mais

Um guia com os termos que você precisa saber para entender como lidar da melhor forma com o lúpus e as condições que podem surgir com ele.

Por Becky Upham 26 de junho de 2020

O que você precisa saber sobre COVID-19 se você tiver lúpus

11 Perguntas frequentes sobre por que o lúpus aumenta o risco de infecção e complicações mais graves de COVID-19, o que saber agora sobre a hidroxicloroquina, se é. . .

Por Sari Harrar 23 de junho de 2020

Estudo mostra que mudanças no clima e no ambiente podem realmente afetar seus sintomas de lúpus

Fatores como temperatura, concentração de ozônio e vento foram associados a mais surtos de sintomas específicos de órgãos, de acordo com a nova pesquisa. . . .

Por Katherine Lee, 11 de novembro de 2019

5 coisas que a batalha de Selena Gomez contra o lúpus nos ensinou sobre a doença autoimune

A cantora falou sobre os efeitos colaterais mentais e físicos da doença.

Por Moira Lawler 29 de abril de 2019

Pesquisas iniciais sugerem que um medicamento contra o câncer pode ajudar pessoas com lúpus

A terapia com células CAR T tem sido bem-sucedida em ajudar pacientes com certos tipos de câncer. Um estudo recente realizado em modelos de ratos descobriu que pode ajudar. . .

Por Becky Upham, 20 de março de 2019

Conselhos de Kellie Martin para pacientes com lúpus e suas famílias

Até 15 de novembro de 2017

10 dicas para melhorar a vida com lúpus

Lembrar-se de seguir essas táticas de autocuidado diárias pode ajudá-lo a controlar melhor os sintomas do lúpus e prevenir crises.

Por Chris Iliades, MDM 19, 2015"

Quando os movimentos normais das mãos – abrir um frasco, levantar um bebê ou enviar mensagens de texto – causam dor, a vida diária se torna difícil. Descubra por que seus dedos estão doendo; além disso, obtenha soluções para alívio … As mãos são notavelmente complicadas e versáteis, capazes de fazer tudo, desde agarrar objetos grandes até realizar uma microcirurgia delicada. Mas, como uma mão tem muitas partes móveis – 27 ossos, vários músculos, tendões, ligamentos e milhares de terminações nervosas, tudo reunido em um pequeno espaço – muita coisa pode dar errado. Principalmente para mulheres. Pegar crianças, preparar o jantar e enviar mensagens de texto ao telefone são movimentos que podem causar danos a longo prazo às articulações, músculos e nervos das mãos e dos braços. Além disso, diagnosticar a causa da dor nas mãos é complicado. Os sintomas podem ir e vir ou piorar em momentos ou movimentos diferentes. Em alguns casos, a dor pode até passar de uma parte do braço ou da mão para outra. "O problema é que a dor nas mãos e nos braços pode ter origem em mais de uma área do corpo," explica o cirurgião ortopédico David Geier, M. D., diretor de medicina esportiva da Medical University of South Carolina em Charleston. Por exemplo, os músculos e tendões dos movimentos do punho se originam no cotovelo, causando dor em todo o membro. "Problemas de tendão no pulso geralmente causam dor no pulso e no polegar, mas também no antebraço ”, acrescenta o Dr. Geier.

Idade, estilo de vida, ocupação e genética determinam o risco de doenças nas mãos e nos braços. Por exemplo, as futuras mães correm um risco maior de desenvolver a síndrome do túnel do carpo porque o aumento do fluido causado pela gravidez comprime os nervos do punho. "Além disso, as novas mamães podem ter tendência a tendinite no cotovelo por pegar e segurar o bebê ao longo do dia," Dr. Geier diz. Continue lendo para descobrir outros gatilhos para problemas comuns nas mãos e nos braços e as melhores maneiras de obter alívio. 1. Síndrome do túnel do carpo (CTS) Atividades repetitivas, como mensagens de texto e trabalho no computador, podem desencadear gradualmente a CTS, que é causada pelo inchaço dos tendões irritados ou fluido no túnel do carpo, uma pequena passagem de ossos e ligamentos na base do mão. O inchaço comprime os nervos na TC, causando dor e formigamento nos dedos. Pessoas com túneis do carpo mais estreitos são mais suscetíveis ao CTS. O mesmo ocorre com aqueles com doenças autoimunes, como artrite reumatóide (ver nº 6), fibromialgia e lúpus, porque a inflamação e o inchaço estreitam o trajeto do nervo.

Sintomas: a CTS geralmente começa com formigamento ou dormência nas mãos e nos pulsos. À medida que os nervos ficam mais comprimidos, dores agudas e penetrantes podem atingir os pulsos e subir pelos braços. "O polegar, o dedo indicador e o terceiro dedo (mas não o mindinho) costumam ficar dormentes", diz Neil Kirschen, M. D., presidente do Pain Management Centers de Long Island, em Nova York. Tratamentos: analgésicos de venda livre, como aspirina ou ibuprofeno, compressas de gelo e talas para estabilizar o pulso podem reduzir a dor e o formigamento. O mesmo pode acontecer com massagear a área onde o pulso e o antebraço se encontram. "Algumas pessoas encontram alívio com acupuntura, vitamina B6 e fisioterapia," Dr. Kirschen acrescenta. Se os sintomas persistirem, consulte um médico para descartar as causas subjacentes, como artrite. Para CTS, os médicos podem recomendar cirurgia para aliviar a pressão sobre os nervos. Primeiro, peça um teste de condução nervosa para avaliar a função nervosa e confirmar o diagnóstico de CTS.

2. Cotovelo de tênis (epicondilite lateral) Você não precisa jogar tênis para desenvolver essa condição dolorosa. É o resultado de uma ruptura parcial do tendão que conecta o músculo ao osso na parte externa do braço. O uso excessivo e repetitivo dos músculos com o uso de um teclado de computador e mouse ou movimentos de torção (por exemplo, girar uma chave de fenda) aumentam o risco. Sintomas:Dor que se irradia de fora do cotovelo para o antebraço ao segurar ou torcer, uma pegada fraca, dor no cotovelo que piora gradualmente. Tratamentos: "O gelo funciona melhor," Dr. Geier diz. Duas ou três vezes ao dia, aplique uma compressa fria na área dolorida por 20 minutos, seguido de 20 minutos de descanso. Não aplique calor; pode exacerbar a inflamação. Drogariaanalgésicos também podem ser eficazes, mas não os tome mais do que 20 dias por mês.

3. Cotovelo de jogador de golfe (epicondilite medial) Culpagolfe, tênis e esportes com raquete para esse tipo de tendinite – especialmente se você estiver usando um equipamento muito pequeno ou pesado. Ao contrário do cotovelo de tenista, que afeta o exterior lado, esta condição inflama os tendões do interno cotovelo que é usado para flexionar o punho. Pintar, varrer e outros movimentos repetitivos, incluindo exercícios, também podem desencadeá-lo. "O treinamento de força da parte superior do corpo e posições de ioga, onde as mãos são flexionadas contra resistência, também podem causar cotovelo de golfista," Dr. Geier diz. Sintomas: Dor e sensibilidade na parte interna do cotovelo e, às vezes, na parte interna do antebraço. Apertar a mão ou girar a maçaneta pode doer. Você também pode sentir fraqueza na mão e no pulso e dormência no anelar e nos dedos mínimos. Tratamentos: Além dos antiinflamatórios, reduza a atividade problemática e envolva o cotovelo com uma atadura elástica Ace para diminuir a dor e a inflamação. Massagear a parte interna do cotovelo com gelo por cinco minutos por vez, 2-3 vezes ao dia, também ajuda.

4. “Dedo de Blackberry” (tenossinovite de De Quervain) O uso excessivo e repetitivo frequente do polegar em dispositivos portáteis, como telefones celulares, pode desencadear a tenossinovite de De Quervain, uma dor no polegar causada pela inflamação da bainha em torno de dois tendões que controlam o polegar. Também ocorre em novas mães que repetidamente pegam os bebês com o polegar estendido e o pulso dobrado em direção ao dedo mínimo. "Beliscar, torcer ou torcer roupas também pode causar de Quervain," diz Melissa Patton, P. T., fisioterapeuta em Charleston, S. C. Sintomas: Dificuldade em agarrar e agarrar objetos, dor, fraqueza, sensibilidade e inchaço do lado do polegar do pulso. Tratamentos:As talas podem ajudar a apoiar e apoiar os polegares e os pulsos. Além disso, aplique gelo e evite atividades repetitivas ou que causem dor e inchaço. Se esses tratamentos não proporcionarem alívio, consulte um médico sobre medicamentos antiinflamatórios orais ou injetáveis, como a cortisona.

5. Osteoartrite (OA) O desgaste e a dilaceração das articulações, uma lesão, a idade ou mesmo os genes podem desencadear a osteoartrite (OA). É causado por uma ruptura da cartilagem articular, permitindo que os ossos se esfreguem. Afeta mais frequentemente as mãos e, com o tempo, pode causar danos permanentes nas articulações. "É uma das mais comuns das 120 formas de artrite," diz Gary Silverman, D. O., reumatologista certificado em Scottsdale, Arizona, e membro do corpo docente da Midwestern University em Glendale, Arizona. Sintomas: Digitar, escrever, tricotar, levantar pesos pesados ​​ou tempo úmido ou chuvoso pode agravar a dor. A rigidez articular, principalmente nas últimas articulações próximas às pontas dos dedos, ocorre principalmente pela manhã. O inchaço menor também pode indicar OA. "No entanto, ao contrário da artrite reumatóide [veja abaixo], a articulação é ‘fria’ e não parece inflamada," Silverman diz. Tratamentos: descanse as mãos, se possível, e tome analgésicos de drogaria, como o ibuprofeno. Em casos graves, seu médico pode prescrever analgésicos mais fortes. "Recentes géis tópicos de alívio da dor aprovados pela FDA podem ajudar [temporariamente] quando esfregados nos dedos afetados," Silverman diz.

Contanto que suas articulações não estejam inflamadas, faça os seguintes alongamentos diariamente para manter a flexibilidade. Primeiro, mergulhe as mãos em água morna para soltar os dedos e as articulações do punho e, em seguida, mantenha cada alongamento por 2 a 5 segundos. Leque de dedo: Coloque as mãos espalmadas sobre a mesa com os dedos juntos; espalhe-os bem, depois junte-os novamente. Alongamento de dedo: Junte as mãos tocando as pontas dos dedos na frente do peito; traga os cotovelos para os lados enquanto pressiona suavemente as pontas dos dedos uma contra a outra. Mãos de Oração: Coloque as palmas das mãos juntas, as pontas dos dedos apontadas para cima e os cotovelos para os lados em ângulos retos, https://harmoniqhealth.com/pt/w-loss/ antebraços paralelos ao chão. 6